Aries - Conhecendo seu Signo!
Ola, pessoas lindas, estou estudando um pouco mais os Signos e resolvi compartilhar sobre os 12 aqui no blog em uma série que começa hoje: "Conhecendo seu Signo"
E nada mais justo do que fazer na ordem das 12 casas dos Signos Ocidentais!
Áries – 21 de março a 20 de abril
Na mitologia grega, a simbologia mais apropriada ao significado arquetípico de Áries é a história do Velo de Ouro e a Expedição dos Argonautas.
O jovem Frisso e sua irmã Heles, sofrendo maus-tratos por parte de sua madrasta, pediram ajuda aos deuses, e receberam um carneiro cuja “lã” (também chamada de velo, tosão ou velocino) era feita do ouro, que iria ajudá-los a escaparem. Os irmãos subiram nas costas do carneiro, que logo se elevou nos ares, porém, Heles adormeceu durante a viagem, caindo no mar e morrendo (o local onde ela caiu ficou conhecido como “Helesponto”, hoje chamado Dardanelos, estreito no noroeste da Turquia). Frisso conseguiu alcançar o reino da Cólquida (costa oriental do Mar Negro), onde foi recebido pelo próprio rei do país, Etes. Frisso sacrificou o carneiro em honra a Zeus (o deus mais importante do panteão grego) e ofereceu o velo de ouro a Etes, que foi posto em uma gruta, sob a guarda de um dragão que nunca dormia. Frisso teve que enfrentar outras provas, e acaba morrendo ao cair de um despenhadeiro.
Este mito constitui o rompimento da ordem e do acondicionamento. A coragem, iniciativa e arrojo de Jasão exprimem as qualidades de Áries. Porém, como Frisso, Jasão separe-se de sua alma (Medéia), inflacionando o instinto em detrimento da consciência e do Eu. Os sucessos de Jasão se devem não à sua capacidade consciente, mas à magia de uma mulher. O feminino identifica-se com a Sombra, que domina Jasão, o arquétipo viril de Áries. A união Medéia-Jasão se desfaz através do sacrifício, holocausto e morte. Esse é o aspecto passional do signo de Áries. Se o indivíduo de Áries quiser conservar um equilíbrio total em uma síntese harmoniosa, deve necessariamente passar pelos sacrifícios que a evolução impõe.

SIGNO: Áries, o carneiro
QUALIDADE: cardinal; ou energia cinética ou, ainda, consciência dirigida ativa e dinamicamente para o interesse em objetivos específicos.
ELEMENTO: fogo; ou um entusiasmado e inspirado estado de consciência. Entre outras coisas, o elemento fogo corresponde ao éter, o Corpo Vital, a Região Etérea do Mundo Físico e o Tríplice Espírito.
ANALOGIA FÍSICA: chama
PLANETA REGENTE: Marte e expressa sua natureza mais livremente nesse signo. Representa a necessidade de: agir, como uma expressão da própria identidade individual e independência do ser e; se estabelecer e o impulso, à vontade e a motivação para completar seus desejos e vontades pessoais.
ANATOMIA ESOTÉRICA: representa o Espírito Humano
ANATOMIA EXOTÉRICA: específica: crânio, cérebro, olhos e mandíbula superior. Geral: nervos motores e sistema nervoso cérebro espinhal.
FISIOLOGIA: Marte governa os processos fisiológicos envolvidos: na regulagem da temperatura do corpo; na manutenção do calor do sangue; na energia muscular; na distribuição, no transporte e na utilização dos recursos energéticos dentro do corpo; na produção dos hormônios masculinos; na produção dos anticorpos; na ativação das defesas imunológicas; no metabolismo das proteínas; no catabolismo; na excreção; na função dos nervos motores e no hemisfério cerebral esquerdo.
TABERNÁCULO NO DESERTO: corresponde ao fogo de origem divina no altar do sacrifício. Esse fogo era a primeira coisa que era encontrada pela pessoa que se aproximava do Portal do Templo e simbolizava o fato de que as primeiras qualidades que o aspirante à vida superior deveria cultivar eram: o entusiasmo, a coragem e o espírito pioneiro. Sem esse fogo de origem divina, sem esse regozijo, entusiasmo e coragem queimando dentro de nós, não poderemos aspirar por muito progresso no caminho espiritual.
LIÇÕES A APRENDER: Para obter o máximo das influências positivas de Áries e evitar o desenvolvimento das suas características indesejáveis, o seguinte deveria ser considerado: paciência e persistência quando nem todas as coisas saem exatamente como se espera; gentileza e cortesia no lidar com os outros; e o reconhecimento de que os seus próprios defeitos são possíveis fontes de obstáculos, atrasos e frustrações para alcançar o objetivo desejado.
MITOLOGIA GREGA: A mitologia grega tende a retratar o lado negativo de Áries. Ele é o Deus da guerra e da maldade, enquanto Éris é a deusa da discórdia. Ainda, sem a impetuosidade desses dois, haveria muito pouco por se dizer sobre mitologia. Da mesma forma, sem o impulso para a ação e a auto expressão fornecida por Áries, nós logo tenderíamos à letargia onde pouco ou nada poderíamos alcançar.
Refs
“Astrologia e Mito” – R. Sicuteri – Editora Pensamento – São Paulo – 1978;
“O Livro de Ouro da Mitologia” – T. Bulfinch – Ediouro – São Paulo – 1999.