top of page

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Beltane? Halloween?



Afinal por que se fala tanto de Halloween e não se fala em Beltane? Amados, o Helloween é uma comemoração realmente importante no calendário, porém é no momento que o Hemisfério Norte está passando, ou seja o meio do Outono aguardando o Inverno que é o período mais recolhido, já aqui no Hemisfério Sul estamos no meio da Primavera rumo ao Verão explodindo de vida e vibrando pela primavera que estamos vivendo.


Também conhecido como Meio da primavera, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu companheiro, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra “fertilidade” significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.

Festival celebrado no dia 31 de outubro (Deireadh Fomhair) marca a entrada da parte clara do ano. Beltane ou Bealtaine significa literalmente “fogo brilhante” ou “fogos de Bel”, em homenagem a Bilé, considerado o pai dos Deuses e dos homens. Este festival comemora a união dos amantes, a fertilidade, a cura e a criatividade. No Hemisfério Norte celebra-se no dia 1º de maio.


Beltane é o oposto de Samhain (Halloween, Dia das Bruxas) é o anúncio do meio da primavera e em breve o início do verão. As tradicionais Fogueiras de Beltane e as oferendas nos Poços Sagrados são atividades típicas dessa época, simbolizando a proteção e a boa sorte. É a união sagrada entre o Céu e a Terra, onde dois mundos novamente se encontram, pois os véus do Outro Mundo se tornam mais tênues.

Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original. É baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores.


Os celtas acreditavam que este festival era regido pelo Povo das Fadas, ajudantes da Mãe Terra em sua tarefa de florescer e frutificar. Uma outra atividade muito conhecida, mas poucos sabem sua origem é o Mastro das fitas, onde homens e mulheres dançam e cruzam suas fitas simbolizando a união do Deus com a Deusa fecundando através do mastro(falo) a grande Mãe Terra, além claro das fogueiras de Bell que são conhecidas até hoje como fogueiras de maio (conhecidas assim no Hemisfério Norte), os casais pulavam sobre as fogueiras para atrair a boa sorte, a fertilidade ou a abundancia, homenageavam-se os representantes do Deus - o melhor dançarino - e da Deusa - a mais bonita das mulheres presentes, eleita a Rainha. Nesse período também tem-se o costume de pendurar guirlanda de flores nas portas para atrair os seres que trazem a abundância, fertilidade e boa sorte.


Muitos encantamentos para a cura, amor e a prosperidade eram feitos nesta noite, colhendo e utilizando plantas sagradas como o espinheiro branco e preto e o salgueiro, purificando-se os campos e os animais, Deixavam-se oferendas para o Povo das Fadas, pedindo-lhes a abertura da visão sutil e o conhecimento do uso mágico das ervas e pedras.


Nos círculos de mulheres, é comemorado o florescer da Terra, o despertar de Perséfone para o amor, a ativação da energia vital e do fogo criador.


Vivamos então viva o presente do seu ambiente, a natureza a sua volta! Feliz Vida, Feliz Halloween/Samhain Feliz Beltane e o Auge da primavera, cultive, fertilize e vibre o novo o florescer intenso!

Um grande Beijo e até mais!



Comments


DS Terapias | © Copyright
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp-icone-1
bottom of page