YULE - Nascimento do Filho da promessa.
- Diego Schulttais
- 17 de jun. de 2016
- 4 min de leitura

Ola, tudo bem?
Depois de muito tempo voltei para postar sobre o Festival de Yule que esta chegando no Hemisfério Sul e que é um Grande Sabath. Eu sigo a Roda do Ano do Sul, porém há quem siga a roda do ano do Norte onde lá será comemorado o Lithá que é o Solstício de verão.(farei um post sobre ele)
Mas o que é Yule?
Yule é o solstício de inverno, marcando a noite mais longa e o dia mais curto do ano. Os dias agora começam a se prolongar e as noites a encurtar, até Litha, quando atingem novamente o equilíbrio. Assinala o início de um novo ciclo e a passagem para a metade clara do ano. É o festival de renascimento do Sol e de glorificação do deus, invocando aqueles ligados à fertilidade, jovialidade e juventude. Este é o momento de se planejar detalhadamente tudo o que se pretende alcançar e obter no novo ciclo. É o tempo de se colher o visco, planta sagrada símbolo do festival, que deve ser colhido com athame e usado como talismã de boa sorte e proteção.
Sua comemoração acontece por volta do dia 21 de junho. Nesse período a Deusa da a luz a seu filho e amante, o Deus Cornífero. Yule é um tempo de grande escuridão, da mais longa noite do ano, quando o inverno se estabelece. Entre os antigos povos primitivos, era o dia em que imploravam que o inverno não fosse por demais rigoroso e que as forças da natureza estivessem sempre ao seu lado. Como o Deus Cornífero também é o Sol, Yule marca o renascimento desse astro dentro da Roda do Ano.
No período de Yule, devemos ornamentar nosso altar com azevinho, folhas de figueira ou cipreste e manter velas acesas simbolizando o retorno da luz do Sol. Esse é o tempo da realização de feitiços e preparação de amuletos voltados para a proteção. Em Yule, honramos a Deusa no seu aspecto divino e eterno de Mãe, sendo o Deus sua criança divina, o novo ano solar.

No Hemisfério Norte, Yule é comemorado na época de natal, com quase o mesmo significado que da festa cristã. As bruxas pedem proteção, coragem e novas oportunidades. São enfeitadas árvores como pinheiro ou carvalho, pendurando frutas pequenas, guirlandas de folhas e saches de ervas aromáticas (muito parecidas com as árvores de natal). É interessante acrescentar que a maioria dos feriados cristãos, tem correlação com os pagãos, sendo que o último tem procedência bem mais antiga. Ex: Samhaim , a noite das almas (dia das bruxas), os católicos transformaram em “Noite de Todos os Santos”, e assim por diante...
Cada Sabath tem sua correlação com algumas coisas específicas:
Data: 21 junho(H.Sul)/ 21 de dezembro(H.Norte)
ERVAS TÍPICAS: Louro, Camomila, Alecrim, Sálvia, Zimbo, Cedro e outras. COMIDAS TÍPICAS: castanhas, frutas como a maçã e peras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de gengibre ou hibisco. Cor: vermelho, verde, dourado, brancoSímbolo: sempre viva, tronco de árvoresDeuses: recém nascidos, Deusas Triplas e VirgensCristais: rubi, granada, olho de gatoAlimentos: bolos de frutas, nozes e pães variadosBebidas: vinho quente e frio, e champanheFrutas: uvas, maçãs, melões e ameixasIncenso: Mirra, Absinto, Pinus, Almíiscar, Selo de Salomão, Hera, Escamônea, Estoraque e Incenso de Igreja.
Coisas a se fazer no YULE:
• Cantar com a família. • Decorar a árvore de Yule. • Pintar cones de pinheiro como símbolos das fadas e pendurar na árvore de Yule. • Tocar sinos para homenagear as fadas. • Colocar guirlandas na porta principal de casa. • Espalhar visco pela casa. • Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os pássaros. • Colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera. • Fazer uma boneca de milho. • Fazer uma Tora de Yule.
Fazendo uma Tora de Yule (Yule Log) Uma Tora de Yule tradicionalmente é feita de carvalho, mas qualquer outro tronco de árvore pode substituí-lo. Antigamente era utilizado para proteger a casa. A tora do ano anterior era queimada na lareira, enquanto uma nova era decorada e colocada no lugar da antiga. Para fazer uma Tora de Yule você vai precisar de: • Uma fita vermelha, uma fita verde e uma fita dourada; • Ramos verdes; • Uma tora de madeira. Enfeite a tora com ramos verdes e amarre-os com as fitas vermelha, verde e dourada. Enquanto enfeita a tora, peça à Deusa que o seu lar seja protegido e abençoado. Guarde-a em um lugar de destaque em sua casa até o ano seguinte, no qual ela deverá ser queimada e substituída por uma nova.

Ritual de Yule
Material necessário: Uma vela dourada; Uma vela branca; Uma vela verde; Uma vela vermelha; Folhas de louro; Um sino; Taça com vinho. Procedimentos: Fixe a vela dourada no interior do seu Caldeirão. Disponha a vela vermelha do lado direito do seu Altar, a vela verde do lado esquerdo e a branca ao centro.
Trace o Círculo Mágico e então diga: Hoje, invoco os poderes do Espírito da luz. Uno minha força mágica à energia da Criança da Promessa para que o Sol renasça. Acenda a vela vermelha e diga: Com esta vela eu honro todos os espíritos do Fogo. Acenda a vela verde e diga: Com esta vela eu honro todos os espíritos da Natureza. Acenda a vela branca e diga: Com esta vela eu celebro o Espírito do Inverno. Acenda a vela dourada, que está dentro do Caldeirão, e diga: Com esta vela, que se encontra na escuridão do ventre da Deusa, eu honro a Criança da Promessa que nasce agora e traz o retorno da luz. Eleve os seus braços aos céus e diga: Pelo chifre e pela luz Celebro e dou boas-vindas à Criança da Promessa, ao Sol renascido que nasce entre os vales, rios e montanhas. Seja bem-vinda, Criança Divina. Pegue as folhas de louro e macere-as em suas mãos, fazendo um pedido à Deusa e ao Deus Sol. Coloque-as no Caldeirão junto com a vela. Toque o sino por três vezes e diga: Abençoados sejam a Deusa e o Deus que giram mais uma vez a Roda da Vida. Dou as boas-vindas a Yule e celebro o movimento eterno da Natureza. Que a luz do Deus brilhe e que todos sejam por ela. Eleve a Taça de vinho, dizendo: Eu bebo este vinho em homenagem à Deusa e à Criança do Sol. Beba o vinho e faça uma libação. Cante e dance em homenagem aos Deuses. Destrace o Círculo.
Obrigado por hoje, que todos tenham um ótimo Yule!